QUEM SOMOS |Turismo comunitário na Baía de Castelhanos

quem somos
oficina rede 2
quem somos 5
que somos
Thalita Tomazetti- Rede de cerco

Somos caiçaras! Uma população tradicional que viveu muito tempo em parcial isolamento e por isso estabeleceu  uma relação muito próxima com a natureza. Nossas raízes ancestrais e nossa cultura única são resultado da miscigenação de pessoas escravizadas vindas da África, de piratas europeus que em Ilhabela aportaram, de indígenas que frequentavam nossa Ilha e, mais recentemente, da influência asiática da qual adotamos nosso estilo de pesca artesanal. A Baía dos Castelhanos, cercada pela Mata Atlântica, passou a ser nosso território e hoje vivemos nas denominadas comunidades tradicionais caiçaras.

 

Desde sempre, gostamos de receber e contar histórias e queremos que mais pessoas possam visitar nossas vilas caiçaras e conhecer nossa cultura. Os anos passaram, mas a cultura que desenvolvemos, baseada na natureza, permanece até hoje. Está na nossa gastronomia, no nosso artesanato e no dia-a-dia de nossas famílias, que você poderá vivenciar ao vir nos visitar.

 

Juntos, nos organizamos em um Núcleo de Turismo Comunitário, dentro da Associação Castelhanos Vive e, em parceria com a Associação Amor Castelhanos, para buscar uma forma sustentável e solidária de receber turistas em Castelhanos, que gere impactos positivos para nós e para aqueles nos visitam. E ainda para que possamos continuar preservando a beleza única das praias e vivenciar as experiências mais autênticas que os caiçaras  de Ilhabela podem oferecer.

 

Em 2017, passamos por um projeto de qualificação e capacitação que nos ajudou a estruturar o Turismo Comunitário e todas as atividades que hoje oferecemos a vocês. Esperamos que vocês possam conhecer um pouco mais da nossa história, cultura, gastronomia, do nosso dia-a-dia e ainda aproveitar uma das regiões mais lindas do Brasil.


 

Sejam bem-vindos a Castelhanos!

Saia de praia

Sobre o projeto Turismo de Base Comunitária em Castelhanos: Fortalecimento e Desenvolvimento Sustentável:

Idealizado pela consultora da Maembipe Ecoturismo, Daniella Marcondes e pelo gestor e guia do Pouso Sambaquis Ilhabela, Alex Damico, o programa de capacitação “Turismo de Base Comunitária em Castelhanos: Fortalecimento e Desenvolvimento Sustentável” aconteceu entre agosto e outubro de 2017 e envolveu oficinas diversas. O programa de capacitação em Turismo de Base Comunitária e Monitoria de Trilhas buscou fortalecer o protagonismo do turismo local às comunidades da Baía de Castelhanos, criando uma nova oportunidade de roteiro sustentável para a região.

Os módulos abordaram temas como o Turismo de Base Comunitária, condução de grupos de ecoturismo, roteiro, precificação e a criação de um website para a comunidade. O projeto é um dos desdobramentos do 1º Workshop de Turismo Sustentável e Marketing, realizado em Ilhabela em abril de 2016.

 

O projeto “Turismo de Base Comunitária em Castelhanos: Fortalecimento e Desenvolvimento Sustentável” conta com o patrocínio do Ilhabela Convention & Visitors Bureau e da Associação Castelhanos Vive; realização da Maembipe Ecoturismo Consultoria e Pouso Sambaquis Pousada e Turismo de Aventura; e apoio da SOS Mata Atlântica, ONG Garupa, Ana Duék do blog Viajar Verde; Thalita Tomazetti do blog Turismo Comunitário, OCA Consultoria Ambiental, Associação Amor Castelhanos, Mirô Ilustração Criativa, Paula Arantes, Ana Silva e Mariana Pirró.