
COMO CHEGAR
É no caminho para a Baía de Castelhanos que tudo começa! Tanto pelas águas como pela estrada de chão, saindo da área urbana rumo ao território tradicional, o TBC leva o visitante para uma experiência pra lá de especial.
Por mar, o percurso tem duração aproximada de 2h e segue pela costa norte da ilha, passando pelas lindas praias do Jabaquara, Fome, Poço, Guanxuma e Saco do Eustáquio. O transporte feito pelo TBC pode ser nas canoas caiçaras esculpidas em um só tronco ou nos barcos comandados por experientes pescadores artesanais que partem do Centro Histórico.
Por terra, a travessia pela Estrada-Parque de Castelhanos tem duração aproximada de 1h20, sem cobrança de taxa. Imerso na Mata Atlântica totalmente preservada, o visitante cruza o Parque Estadual rumo à face oceânica da Ilha, onde fica a Baía de Castelhanos. O TBC oferece este serviço de buscar e levar com alguns veículos de seus integrantes.
Seja por terra ou por mar, verifique os horários e valores no ato da reserva.
Além dos transportes realizados pelo TBC de Castelhanos, o visitante também pode acessar a Baía de Castelhanos com veículo próprio, obrigatoriamente 4X4, ou contratando serviços por terra ou mar das agências de turismo. Os mais aventureiros podem, ainda, fazer a trilha a pé ou de bicicleta.
Veículos do TBC de Castelhanos
Para quem for com veículo próprio
O trânsito na Estrada-Parque é permitido diariamente entre 7h e 14h (no sentido Praia de Castelhanos) e entre 15h e 18h (no sentido Centro). Para mais informações, o telefone do Parque Estadual é 12 38962660, ou acesse https://ilhabela.ingressosparquespaulistas.com.br.
Para quem tem hospedagem agendada com TBC - ao chegar no Receptivo de Turismo da Praia de Castelhanos, ao fim da Estrada-Parque, o turista pode atravessar a cachoeira do Quilombo, que fica após o estacionamento, para acessar de carro a vila caiçara do Canto da Lagoa, na Praia de Castelhanos.
Os horários permitidos para atravessar a cachoeira são: diariamente até às 10h e após às 17h. Caso o turista não consiga chegar antes das 10h, deve retornar para buscar o veículo no estacionamento após às 17h e, neste caso, pagar a taxa de permanência.
Para quem não tem hospedagem agendada - é obrigatório estacionar o veículo na área de estacionamento, onde haverá cobrança de taxa. De acordo com a Lei Municipal n° 1.442, de 23 de outubro de 2020 e Decreto Municipal n° 8.355, de 30 de dezembro de 2020, a gestão do estacionamento é realizada pelas associações locais.
Ao chegar na cidade de São Sebastião, a travessia para Ilhabela é feita por balsa ou catamarã. A balsa atende automóveis, motociclistas, ciclistas e pedestres; e o catamarã, pedestres e ciclistas. Para pedestres e ciclistas a travessia é gratuita.
O tempo médio de travessia é de 20 minutos e as saídas acontecem a cada 30 minutos, das 6h às 24h. Após este horário, as balsas partem de uma em uma hora, até as 6h do dia seguinte. Para valores e mais detalhes, como agendamento da balsa para automóveis, verifique no website da DERSA
Quem vier de ônibus (de São Paulo, partindo do Terminal Rodoviário do Tietê ou do Aeroporto Internacional de Guarulhos, pela Viação Pássaro Marron; e do Rio de Janeiro, pela Viação Guanabara), e ao chegar em São Sebastião, deve descer no terminal de travessia marítima e, ao chegar em Ilhabela, encontrará oferta de transporte público e táxis no bolsão de desembarque.
Para grupos maiores, o acesso de vans e ônibus pela balsa está sujeito à autorização (mais informações NESTE LINK)


