top of page
kuytdwsdftyuiolkjhg.jpg

ONDE ESTAMOS

      O arquipélago de Ilhabela é composto pelas ilhas de São Sebastião, dos Búzios e da Vitória, e está localizado no Litoral Norte do estado de São Paulo, a 210 quilômetros da capital paulista e a 440 quilômetros da capital carioca. Nada menos que 85% do arquipélago está inserido no Parque Estadual de Ilhabela, uma unidade de conservação de proteção integral que corresponde a uma das maiores áreas de floresta de Mata Atlântica preservada.


      A Ilha de São Sebastião, onde fica a Baía de Castelhanos, é a maior das ilhas e abriga a sede do município. As três ilhas do arquipélago de Ilhabela abrigam 21 Comunidades Tradicionais Caiçaras, que ocupam a maior parte da face oceânica do território.

  Nossa baía está cercada por encostas e praias que delineiam algumas das mais belas paisagens da região. Formada pelas praias de Castelhanos – a maior delas –, Mansa, Vermelha, Figueira e o Saco do Sombrio, abriga seis vilas caiçaras, que levam o mesmo nome das praias, exceto o Canto do Ribeirão e o Canto da Lagoa, localizadas, respectivamente, no extremo norte e no extremo sul da Praia de Castelhanos. 

 

      Seu parcial isolamento em relação ao centro urbano convida os visitantes para um contato ainda mais próximo com a natureza. O acesso à Praia de Castelhanos é feito de duas formas: uma pela Estrada-Parque dos Castelhanos, em veículos 4x4 que cruzam a floresta protegida até a porção oceânica da ilha; e outra via mar, contornando ao norte a Ilha de São Sebastião passando pelas praias do Jabaquara, Fome, Poço, Serraria, Guanxuma e Saco do Eustáquio. A praia de Castelhanos é a única Comunidade Tradicional do arquipélago de Ilhabela que é acessível de veículo por terra. Veja aqui, como chegar


      É na Baía de Castelhanos que parte das experiências do Turismo de Base Comunitária irá ocorrer.  Desejamos uma experiência inesquecível!

  

         

A BAÍA DE CASTELHANOS

bottom of page