TRILHA DA QUEDA
Canto do Ribeirão
Nível de dificuldade - Médio | 3,6 km ida e volta
A cachoeira da Queda, visível do mar, é de enorme importância para o abastecimento de água da vila do Canto do Ribeirão, uma das principais comunidades da Baía de Castelhanos. Nossa trilha começa na vila caiçara do Canto do Ribeirão, e seguiremos passando pelo cemitério de Castelhanos, por pequenos poços, pela ponte pênsil, pela cachoeira do Poço Gordo até chegar à cachoeira da Queda.
PRAIA E MIRANTE DO GATO
Canto do Ribeirão
Nível de dificuldade - Fácil | 3,6 km ida e volta
Nossa trilha tem início no extremo norte da Praia de Castelhanos, passando pela comunidade tradicional do Canto do Ribeirão. Seguiremos por uma pequena trilha até o Mirante do Gato, onde é possível ter uma vista panorâmica da praia e de seu entorno. Terminaremos nossa caminhada na desabitada praia do Gato, indicada para o mergulho livre.
TRILHA MANSA E VERMELHA
Nível de dificuldade - Médio |
Retorno por mar: 2 km
Retorno por terra: 4 km ida e volta
TERRA E MAR
Canto da Lagoa (com saída a partir do lado direito)
A trilha para as praias Mansa e Vermelha parte do Canto da Lagoa na Praia de Castelhanos com acesso por trilha e mar. Elas são muito utilizadas pelos moradores das comunidades, sendo de extrema importância para a comunicação local e para o acesso das crianças a uma das escolas da baía, localizada na praia Mansa. A caminhada se dá ora dentro, ora fora da mata, com vistas da baía
de tirar o fôlego.
Retorno por mar - O retorno pode ser feito de barquinho a motor ou de canoa caiçara, em um percurso de 30 minutos, que proporciona uma bela vista da paisagem e a experiência de navegar em canoas feitas de um só tronco.
Retorno por terra - Outra opção é retornar por trilha, seguindo o mesmo traçado, mas com direito a um desvio para finalizar a caminhada com um dos mais belos visuais da praia de Castelhanos, no "Mirante do Coração".
A praia da Figueira está inserida na área do Parque Estadual de Ilhabela e abriga uma comunidade tradicional caiçara. Possui sítios arqueológicos e uma paisagem única, formada de pequenas casas e muito verde e azul. Suas águas são indicadas para o mergulho livre.
TRILHA DA FIGUEIRA
TERRA E MAR
Canto da Lagoa (com saída a partir do lado direito)
Nível de dificuldade - Alto |
Terra e mar: - percurso a pé: 3,5 km
Trilha (ida e volta)::7 km
A trilha começa na Praia de Castelhanos, partindo do Canto da Lagoa e passando pelas comunidades da Praia Mansa e da Praia Vermelha. A caminhada se dá ora dentro, ora fora da mata, com vistas da Baía de tirar o fôlego. São atrativos desse passeio o
Ingá Folha de Rama (árvore), o Mirante da Mansa e o Mirante Coração. O retorno também pode ser feito por mar em lanchinhas a motor ou na canoa caiçara, em um percurso de 30 minutos que proporciona uma bela vista da paisagem.
Retorno por mar - O retorno pode ser feito em lanchinhas a motor ou na canoa caiçara, em um percurso de 30 minutos que proporciona uma bela vista da paisagem e a experiência de navegar em canoas feitas de um só tronco.
Retorno por terra - Outra opção é retornar por trilha, seguindo o mesmo traçado, mas com direito a um desvio para finalizar a caminhada com um dos mais belos visuais da praia de Castelhanos, no "Mirante do Coração".
ROTEIRO HISTÓRICO
Nível de dificuldade - Baixo
Canto do Ribeirão
A Baía dos Castelhanos foi cenário de várias passagens históricas importantes para o arquipélago, das quais a comunidade caiçara foi se adaptando a cada transformação e fixando suas raízes. Nosso roteiro histórico passa por locais que fazem parte da memória caiçara, onde ainda se fazem presentes ruínas de sítios arqueológicos que nos permitem visitar e conhecer à história vivida no local.
São ruínas de dois engenhos, que marcam momentos diferentes da história do ciclo da cana: o Engenho Velho, do primeiro ciclo, construída de pedra e cal com óleo de baleia; e o Engenho, já do segundo ciclo da cana, que produzia a cachaça Favorita, este construído de tijolo de barro. Há também ruínas de igreja colonial, que podemos visualizar parte do alicerce construído de pedra e cal, com dimensões comparáveis à igreja matriz da vila de Ilhabela.
Além de resquícios do cemitério, que nos remetem à época dos índios e escravos, onde é possível visualizar jazidas de antigos moradores, parentes dos moradores atuais que nos contam suas histórias.
Lembrete para quem visita, esses são importantes sítios arqueológicos para Ilhabela, e uma história que continua viva com um novo capítulo que está sendo escrito pela comunidade!
Restrições – mulheres grávidas, com estado de saúde delicado, pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e pessoas que não sabem nadar (para roteiros com barco).
Restrições – mulheres grávidas, com estado de saúde delicado, pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e pessoas que não sabem nadar (para roteiros com barco).
Idade mínima indicada - 8 anos.
O que levar – Protetor solar, repelente, água, chapéu, tênis ou bota para caminhada, camiseta manga longa, mochila pequena,capa de chuva, máquina com capa protetora e bolsa estanque.
Podem ser oferecidos café da manhã e almoço nesse roteiro, sob agendamento. As refeições não estão incluídas no valor do roteiro.
Não inclui transporte em 4x4 até Castelhanos.
Condições de cancelamento – caso as condições meteorológicas não permitam o acesso à Praia de Castelhanos, a Política de Cancelamento aplicada.