
PASSEIOS DE BARCO E CANOA



Visita ao cerco
Se você quer mesmo conhecer Castelhanos e ter uma autêntica experiência caiçara junto com os pescadores, precisa visitar o Cerco Flutuante. Feito totalmente de forma artesanal e considerado uma das artes de pesca mais importantes, o cerco é uma técnica trazida pelos japoneses na década de 20, que foi adaptada pelos caiçaras na Baía de Castelhanos. A partir dali – mais precisamente do Saco do Sombrio, que com essa atividade chegou a ter 500 habitantes, 4 mercadinhos e escola –, expandiu-se pelo Litoral Norte, tornando-se um tipo de pesca característico desta região, com grande valor cultural e econômico. Todas as famílias da Baía de Castelhanos são pescadoras e/ou possuem cerco.
A visita ao cerco acompanha a saída dos pescadores e é feita com barcos a motor ou canoas a remo, dependendo da distância em que o cerco é armado no mar. O visitante sai acompanhando os pescadores a bordo de outra embarcação, e poderá vivenciar de perto essa arte, observar o reconhecimento dos peixes, tirar fotos e prosear com os mestres que mantêm essa prática de geração para geração na Baía de Castelhanos.
No retorno da visita, o turista terá a oportunidade de entender a diferença entre as artes de pesca como a Rede Boiada, Rede de Fundo e o Cerco Flutuante, além da sensação de ter vivido uma experiência única.
Quer saber mais sobre o cerco? Clique aqui.
Diagrama de um cerco flutuante.
HORÁRIO DE SAÍDA - A combinar
DURAÇÃO - Até 1h30 min
IDADE - Acima de 6 anos
VALORES POR PESSOA - FALE COM A GENTE!
INFORMAÇÕES IMPORTANTES - Acesse aqui!
Observação: em alguns casos poderá ocorrer a captura acidental de tartarugas. Somos contra quaisquer maus-tratos com os animais e fazemos todo o possível para que isso não ocorra. Segundo dados, a mortalidade de tartarugas no cerco é de 1% a 2%. Seguiremos trabalhando para que esse número seja ainda menor.
Acesse aqui, mais informações sobre isso!
Volta na Ilhota
Cartão postal da Praia de Castelhanos, a Ilhota está localizada no extremo sul, próxima à areia da praia, no Canto da Lagoa. Com formação em rochas e algumas árvores, a Ilhota encontra-se no centro do coração que as marés desenham na areia da praia. Tem um costume antigo que até hoje, quando a maré fica bem baixa, às vezes acontece: a comunidade vai caminhando até a Ilhota e lá cata nas pedras os caramujinhos bidô, chave, saquaritá e maria-dia, além dos caranguejos santola e guaiá. São dias especiais, porque depois esses mariscos vão para a panela e viram uma deliciosa refeição do caiçara nativo.
A volta na Ilhota de Castelhanos acontece em canoa tradicional caiçara, esculpida a partir de um só tronco pelos próprios pescadores locais. A experiência de navegar em canoas a remo típicas da região, principal meio de transporte local, vem acompanhada de muitas histórias de pescadores, que contam sobre a feitura das embarcações e as lendas do mar. A curta distância entre a Ilhota e a praia é preenchida com uma paisagem da vila caiçara do Canto da Lagoa.
HORÁRIO - A combinar
DURAÇÃO - 30 min
IDADE - Acima de 6 anos
VALORES POR PESSOA - FALE COM A GENTE!
INFORMAÇÕES IMPORTANTES - Acesse aqui!




Roteiro Baía - Rumo ao Sul
Partindo da Praia de Castelhanos, o roteiro Baía leva os visitantes em lanchas ou canoas caiçaras para admirar o lado oceânico de Ilhabela, rumo à direção sul.
Guiado por pescadores locais com vasta experiência, o passeio permite avistar formações dos costões rochosos, vegetação de restinga e comunidades caiçaras, passando pelas praias Mansa, Vermelha, Codó, Sombrio e Figueira.
Nesta última, faremos uma parada de até 1 hora para banho e mergulho livre no mar cristalino e para conhecer a vila tradicional caiçara que está inserida na área do Parque Estadual de Ilhabela, possui sítios arqueológicos e uma paisagem única, formada de pequenas casas e muito verde e azul.
HORÁRIO DE SAÍDA - A combinar
DURAÇÃO- 2h30
IDADE - Acima de 6 anos
VALORES POR PESSOA - FALE COM A GENTE!
INFORMAÇÕES IMPORTANTES - Acesse aqui!
Roteiro Caveira - Rumo ao norte
Partindo da Praia de Castelhanos, o roteiro Caveira leva os visitantes em lanchas ou canoas caiçaras para admirar o lado oceânico de Ilhabela, rumo à direção norte.
Guiado por pescadores locais com vasta experiência, o passeio permite avistar formações dos costões rochosos, vegetação de restinga e comunidades caiçaras, passando por praias como a Caveira, a Guanxuma e o Eustáquio.
Vamos caminhar até o mirante do Eustáquio com vista para a Baía dos Castelhanos (nível de dificuldade baixo) e fazer uma parada de até 60 minutos para banho de mar na praia de Guanxuma.
Com mar calmo e transparente, suas águas são ótimas para o mergulho livre.
HORÁRIO DE SAÍDA - A combinar
DURAÇÃO - 3h (30 minutos de caminhada)
IDADE - Acima de 6 anos
VALORES POR PESSOA - FALE COM A GENTE!
INFORMAÇÕES IMPORTANTES - Acesse aqui!




Pesca de Lula
A pescaria ocorre no alvorecer. Essa é uma pescaria que envolve mulheres, crianças e jovens. É um momento de confraternização que ocorre no mar, com muitas canoas dispostas próximas e a luz do primeiro sol da manhã. Muita conversa e risadas, além de antigas histórias são compartilhadas as garrafas de café fresquinho.
A pesca da lula ocorre entre os meses de dezembro e março e é feita com o uso do zangarelho, um apetrecho de pesca que é lançado ao mar, e a linha deve ser o tempo todo monitorada para saber se houve a captura.
Quando a pesca da lula é boa, os caiçaras costumam dizer que a lula tá grossa, e quem sabe você pode ter a sorte de vivenciar a pegadeira, que é quando ocorre de todos os zangarelhos terem feito captura ao mesmo tempo.
DURAÇÃO - 2 horas
IDADE - 6 anos
VALORES POR PESSOA - FALE COM A GENTE!
INFORMAÇÕES IMPORTANTES - Acesse aqui.